martes, 9 de abril de 2013

EL DÍA QUE CARTAGENA VENCIÓ A INGLATERRA


1 comentario:

  1. Blas de Lezo

    A despeito de sinceramente não considerar que temos qualquer missão nessa vida, procuro seguir a minha adornando minhas viagens de trabalho com ações de turismo que engrandeçam o conhecimento da historia humana na Terra. As vezes aventuras acidentais me fazem pensar que se há grandeza humana na ação de alguns, então talvez a vida tenha sim algum sentido que transcende o mero dia a dia. A historia de Blas de Lezo é uma delas.

    Tive a oportunidade de conhece-la numa viagem a negócios a Barranquilla, na qual me hospedei com esposa em Cartagena, como cidade turística que é. Muito além de aproveitar a beleza da cidade aliada a seu sentido histórico, um precário tour de chicha me levou, de uma visita sem sentido a uma loja de esmeraldas, por exemplo, a trombar com a fantástica história de Lezo ao visitar o castelo de Sao Felipe. Um vídeo exibido ao grupo de turismo me chamou a atenção para o passado histórico da cidade.

    Mais tarde, tomando um café numa agradavel livraria da cidade, buscando as estantes me deparei com seu livro El Dia Que Cartagena Derrotó a Inglaterra. A partir de então o passeio nao tinha mais tanto minha atenção, inteiramente consumida pela leitura do que considero uma obra prima, pelo estilo, pelo conteúdo, mas principalmente por destacar o lado humano e heroico de como uma única pessoa é capaz de mudar o rumo da historia.

    Os dias que se seguiram, incluindo a ida a Barranquilla e a volta de taxi, as noites, a espera nos restaurantes, o voo de retorno ao Brasil, dediquei os preciosos minutos de que dispunha para devorar o texto. As vezes constrangia os passageiros ao meu lado com gargalhadas ou lágrimas, tantas foram as vezes que me emocionei profundamente com a narrativa. Em particular ao final da leitura, que nao puder sequer conter as lágrimas de tristeza ante a compreensão profunda do que foi a vida deste homem e seu triste, ainda que glorioso fim.

    Já então estava completamente envolvido pelo tema, com pesquisas na Internet e em livrarias que visitei nos dias seguintes, numa ávida busca a maiores informações. Nada encontrei no entanto com a paixão e o sentido de humanidade de seu texto. É no calor desse momento intenso que quero agradecer e cumprimentar-lhe pela majestoso livro. Estou certo de que se o que busca com ele é fazer uma diferença na historia e na vida de de alguém que subitamente toma conhecimento dessa paixão humana, então atingiste teu objetivo com tremendo sucesso.

    Parabéns e obrigado pela experiência de vida inigualável.

    ResponderEliminar